Não dei muito crédito quando vi o começo desse vídeo, mas ao longo dele me interessei por saber mais sobre o garotinho estranho imitando tudo o que o homem reproduzia no violão... Minutos depois ele ainda estava só repetindo o que o violonista tocava. Mas se você pensa que ficou por isso, está muito enganado. O estranho garoto dá é um show no banjo e mostra que ele é mais do que ótimo, e, é claro, todos ficam abismados e contagiados pelo som tão dançante que o banjo e o violão tiram juntos depois de muita "enrolação".
BANJO VS VIOLÃO
Não dei muito crédito quando vi o começo desse vídeo, mas ao longo dele me interessei por saber mais sobre o garotinho estranho imitando tudo o que o homem reproduzia no violão... Minutos depois ele ainda estava só repetindo o que o violonista tocava. Mas se você pensa que ficou por isso, está muito enganado. O estranho garoto dá é um show no banjo e mostra que ele é mais do que ótimo, e, é claro, todos ficam abismados e contagiados pelo som tão dançante que o banjo e o violão tiram juntos depois de muita "enrolação".
Você tem coração para o violão?
Aqui
o compositor, arranjador, cantor e violonista João Alexandre dá uma dica de como o coração do
ser humano pode ser amigo ou bandido ao mesmo tempo. Assim, todos aqueles que
desejam aprender um instrumento para o oficio religioso devem ter em mente que
o fim deste aprendizado somente resulta em um único propósito: O de servir ao Criador!
O compositor alemão Johann
Sebastian Bach dedicava tudo que compunha ao grande Rei de toda a terra,
marcando suas partituras com as iniciais "SDG", isto é, Somente a
Deus Glória! Já tecnicamente falando, o João destas cordas bem dedilhadas neste
vídeo abaixo nos mostra que o jazz aliado a batida pop com uma mescla de MPB
pode dar um resultado charmoso a esta poesia que vai direto ao coração!
Kazuhito Yamashita
Kazuhito Yamashita é um violonista japonês. Gravou inúmeras peças do repertório para violão solo, duo, acompanhado de conjuntos e orquestras, e transcreveu varias peças de suas formações instrumentais originais para violão.
O japonês Kazuhito Yamashita, começou a estudar violão aos oito anos de idade com seu pai, Toru Yamashita. Em 1972, onze anos, idade, ele ganhou a Kyushu Guitar Competition. Quatro anos depois, ele recebeu o primeiro prêmio no All Japan Guitar Competition.
O fato mais intrigante ao longo de ver Yamashita tocando, deve vir do fato dele ser um asiático, porque ele tem tão intensa e extrema facilidade de tocar rápido que você quase não vê os dedos se movendo... É brincadeira, mas é muito impressionante a agilidade do violonista em desenvolver todos os acordes de forma tão perfeita, e com tanta agilidade - coisa de asiático não é?
Dê uma olhada na tamanha genialidade e agilidade de Yamashita para com o violão:
CRIANÇAS NO VIOLÃO
Quando vemos algum vídeo com um cover nós sempre temos a nossa humilde avaliação do que é bom ou ruim. Mas quando uma criança de menos de 8 anos faz um cover super fofo de uma música que está no auge das paradas, a gente acaba recusando dizer se é bom ou não, e acaba classificando como fofo ou fofíssimo. Esse japinha aqui tem talento. Ele "canta" e toca I'm Yours de Jason Mraz. Toca alguns acordes no ukulele mas cantar que é bom, é difícil... Quer tentar entender a letra e a língua que ele esta cantando? (:
AINDA BEM - MARISA MONTE (CIFRA)
A
mais nova música da dona de uma belíssima voz, a cantora Marisa Monte, acabou
de sair. E para a nossa sorte já temos as cifras, graças ao Cifra Club, um dos nossos preferidos. A nova
música tem uma pegada latino-mexicana que deixa aquele toque do violão,
acompanhado com o trompete, com um ar bem gostoso de ouvir.. O acompanhamento da
voz doce e suave de Marisa Monte deixar qualquer música muito bonita. Não só a
música, mas o clipe dela já foi lançado. O mais curioso do clipe é que ele
conta com a participação do lutador Anderson Silva. Mas porque ele? Marisa explica
que gostaria muito de alguém que gostasse muito de dançar, assim como ela, mas
que não fosse dançarino profissional. Foi aí que lembrou de Anderson. "Eu
tinha visto sua sensacional entrada tipo 'Michael Jackson' numa luta algum
tempo atrás. Fiquei fascinada pelo fato dele ser 'The Champion' e ter dança nos
pés e os contrastes que isso sugere: força e delicadeza, peso e leveza",
explicou. E ficou bem legal!
Clique aqui para acessar à cifra da música.
Clique aqui para acessar à cifra da música.
Ana Vidovic Bio
Ana Vidovic continua ampliando seu repertório e cativa audiências ao redor do mundo com sua turnê mundial na temporada de 2010-11.
Ela também ganhou um impressionante número de prémios e concursos internacionais, incluindo primeiros premios nos Concurso Internacional de Albert Augustine em Bath, Inglaterra, Fernando Sor em Roma, Itália e o concurso Francisco Tarrega em Benicasim, Espanha. Outros prêmios incluem o Concurso da Eurovision para Jovens Artistas, o concurso Mauro Giuliani na Itália, Printemps de la Guitare, na Bélgica e o Concert Artists International Auditions em Nova York. Na Croácia, a violonista já tocou com os Solistas de Zagreb e da Orquestra Filarmônica de Zagreb e com a Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Croata, onde foi retratada em três documentários para a televisão pelo eminente croata Petar Krelja o diretor de cinema.
Ana Vidovic vem da pequena cidade de Karlovac perto de Zagreb, na Croácia, e começou a tocar violão aos 5 anos de idade, e aos 7 já havia conquistado primeiro lugar. Aos 11, ela se apresentou internacionalmente, e aos 13 tornou-se a mais jovem estudante a freqüentar a Academia Nacional de prestígio Musical em Zagreb, onde estudou com o professor Istvan Romer. Sua reputação na Europa a levou a um convite para estudar com Manuel Barrueco no Peabody Conservatory, onde se formou em 2005.Curta abaixo o vídeo em que ela toca divinamente a "Cavatina" de Stanley Myers, música composta especialmente para a trilha sonora do filme "Deer Hunter" (O Franco Atirador) interpretada por John Williams, com Robert De Niro e grande elenco.
QUANTO TEMPO?
Muitos alunos se perguntam: Quanto tempo demora para aprender violão?Eles esperam por uma resposta objetiva, com um prazo determinado e certo.
Mas não é assim que acontece!
Quando estamos na barriga de nossa mãe começamos a ouvir sons externos, incluindo palavras de nossa futura linguagem, começamos a aprender aí.Quando nascemos somos rodeados por esses sons e, depois de muita repetição, começamos a entender alguns deles.
Com alguns meses de vida conseguimos reproduzir algumas dessas palavras, pois já ouvimos tanto que podemos repeti-las, mas ainda não sabemos falar, estamos no processo de aprendizagem.Com 3 anos falamos muitas palavras, entendemos muitas outras apenas pelo contexto e pela entonação, sabemos diferenciar uma pergunta de uma afirmação, e muitas outras coisas que parecem ser muito complexas para quem nunca se expressou.
Aos 6 anos uma criança domina o idioma materno, podendo expressar suas idéias de forma fluente, mesmo que esse idioma seja aparentemente complicado e cheio de nuances.O desenvolvimento continua, a cada dia a pessoa aprende mais palavras, aprende a falar em público, aprende a ler e a escrever.Com a música deve acontecer a mesma coisa.A educação musical da criança começa ao nascer, no ambiente musical de sua casa.
Não se trata de facilidade, mas sim que alguns já se educaram musicalmente de outras formas, e nem perceberam isso.
Aqueles que se dizem “sem jeito” para música estão enganados, apenas precisam de um período maior de aprendizado para adquirir a musicalidade à qual não tiveram acesso anteriormente.
Para finalizar eu deixo aqui minha resposta para a pergunta inicial do artigo:Quanto tempo demora para aprender violão?
A vida inteira :)
DE ALUNO PRA ALUNO
Sabe quando você começa um curso e se sente perdido? É amedrontador quando você começa uma aula de violão, por exemplo, e não tem ideia do que esta fazendo e de como vai sobreviver (se sobreviver passar na sua cabeça), porque você acaba se sentindo pequeno. O pensamento é bem assim "Vou fazer aula de violão, aprender muita música, tocar pra galera e ser a próxima sensação do mundo da música!", é engraçado mas é bem assim que a gente pensa quando começa. Mas aí o tempo passa, alguns meses se passam desde que você começou a fazer aulas de violão e você começa a se sentir desmotivado a tocar, e pensa que não vê nenhum resultado. Claro, isso é normal! Já que para aprender a tocar um instrumento você leva alguns anos e para aperfeiçoar-se nele mais alguns. Mas pense nisso como um estímulo! Você não vai chegar em uma escola de violão e vão de transformar num super violonista de imediato, mas se você tiver muita garra para aprender e muita vontade mesmo (não só fogo-de-palha), logo se tornará tal.
E se você é o que você pensa ser, como diz o ditado, pense ser forte o suficiente para aguentar todas as aulas que precisar ter! Aliás, mesmo que você não tenha "forças" o suficiente para aguentá-las, você ainda adquire um tanto considerável de informações para que possa pelo menos tirar uma palinha de alguma música, certo? Então! Nada a perder. Matricule-se meu caro, mesmo que seja só por fogo-de-palha alguma coisa você acaba adquirindo ao longo de uma jornada como essa. Respire e pense: "Vamos lá! Um dia você vai perceber que valeu a pena."
Porque vale mesmo! E aí? Bora fazer aula?
Porque vale mesmo! E aí? Bora fazer aula?
DESMOTIVADO A TOCAR?
Quando você começa um curso e acaba ficando desmotivado, ou quando te falta dinheiro para algum instrumento, você pode resolver isso. Preste atenção nessas dicas aqui:
- Quando a grana parada, hobby é isso mesmo. Viramos adultos mas continuamos crianças, a diferença é que os brinquedos ficam mais caros. Não tá contente? Vende tudo e compra um Guitar Hero pra brincar, tem essa também.
- Seriamente falando: dá um tempo mesmo, ouça quem te inspira que a vontade volta. E o lance de tocar bem é estudar mesmo, estudando e ralando que se aprende alguma coisa "DE VERDADE".
- Conheço muita gente que diz que fala um segundo idioma, mas pouco arranham, muita gente que se diz tocar e só tira música de revistinhas. Não existe qualidade sem esforço. Violão, guitarra ou qualquer instrumento não se aprende por osmose e sim por "esforço", "dedicação" e um estudo constante e organizado.
É isso ai. Se tem vontade de aprender e não fogo de palha o lance é esse: Se esforça porque um dia você chega lá.
CIFRAS ONLINE
Sabe aquela música que você gosta tanto e gostaria muito de aprender a tocar? Às vezes é um pouco cansativo ficar aprendendo as notas no violão, os acordes só em músicas clássicas (para você que o faz) ou até mesmo ficar só tocando mpb nas aulas de violão popular. Se você que saber tocar e tem uma mera mas imensa vontade de aprender as suas músicas favoritas, esta aqui a sua oportunidade: Cifra Club. Um site especializado em cifras e tablaturas que podem te ajudar muito na hora de aprender algumas de suas músicas preferidas, além de ver detalhadamente como tocá-las. O mais legal é que pode ser algo para você mesmo curtir ou tocar com a galera para divertir todo mundo que gosta de um som de violão enquanto joga um videogame, bate um papo e come um lanche.
DUELO DE GUITARRA
Para quem gosta de guitarra, com solos incríveis e, melhor ainda, gosta de duelo de guitarras existe um duelo gravado no filme Crossroads, de 1986, com a participação do guitarrista Steve Vai. Que tem temas muito interessantes, que vão além de tocar uma guitarra ou um violão, tem cenas que representam como era vista a música de guitarra, o rock, e o som quando foi criado. Não no meio de bandas e pessoas vestidas de preto, mas sim no meio do povo negro. A música vibrante e emocionante nas guitarras que era considerada indecente em muitos lugares há muito tempo atrás, quando o termo "rock" não era só um gênero com muitas raízes. E aqui temos a parte final do filme onde podemos ver claramente tudo isso, além dos eletrizantes solos da acirrada competição no filme. Espero que gostem.
DOM X TÉCNICA
Já neste outro vídeo temos um cara que tem técnica e dom incontestáveis. Ele os usa para criar músicas com arranjos bem diferentes. O melhor é ver todos os acordes serem feitos extremamente bem, como se fossem tradicionalmente tocados. Agora, se você não tem o dom como esses dois... Bom, é melhor se matricular aqui! J
GÊMEOS KATONA
Que
tal uma trilha sonora do Piratas do Caribe de Scarlatti? Esses dois irmãos gêmeos aqui,
Peter e Zóltan Katona, nascidos em Budapeste, Hungria, fazem de tudo juntos e
propositalmente aprenderam a tocar violão juntos há um bom tempo atrás. Hoje em
dia tem seus próprios shows, tocando "pra caramba" e incrementando
suas músicas ou sucessos barrocos com arranjos especiais ou até mesmo com
músicas do Nirvana, Michael Jackson e outras atualidades. E fazem isso com
gosto! Em uma das apresentações tocam Scarlatti com um toque de trilha sonora
do Piratas do Caribe. Há também outros vídeos com arranjos bem elaborados
feitos pelas próprias mãos dos gêmeos Katona que podem ser vistos nos canais do
querido Youtube.
Além do toque trilha sonora que eles dão para cada música, seja ela clássica ou popular, eles também tem muita técnica, que é extremamente perceptível enquanto tocam com muita panca de bonitões e ótimos violonistas.
MÚSICA ELETRÔNICA NO VIOLÃO
Esse cara aqui se chama Ewan Dobson e tem formação clássica no violão, além disso, toca muitíssimo bem. Mas tem algo fora do comum no meio artístico dos violonistas, além de se vestir como personagens de Mortal Kombat e Street Fighters em cada vídeo do Youtube, esse cara aqui toca músicas eletrônicas que ele mesmo cria no violão e no final das contas só coloca um efeito de eco no fundo! É impressionante e muito bom de se ouvir para quem curte é claro, mas no final das contas se você procura por clássicos ele também está disponível no seu canal do Youtube, mas dessa vez não está vestido de personagem de desenho!
FRANZ SCHUBERT E O VIOLÃO
Franz Peter Schubert nasceu em 31 de Janeiro de 1797 e faleceu em 19 de novembro de 1828. Foi um compositor austríaco praticamente do fim do período clássico.
O cara não era fraco não! Escreveu cerca de 600 canções em alemão e outros inúmeras operas e sinfonias. Infelizmente nosso amigo aqui, assim como milhões de músicos, não obteve muita notoriedade na época e tinha que dar um duro danado para sobreviver. Schubert sempre dificuldades de assegurar um emprego fixo, contando as vezes com a ajuda de amigos e a escola de seu Pai.
Parece um pouco com as centenas de histórias que escutamos de músicos, principalmente violonistas não? Ele considerava o violão um ótimo instrumento, pois apesar de ser pianista, reza a lenda que ele dizia que não poderia levar o piano nas costas para as tabernas, onde afogaria suas magoas. Morreu aos 31 anos sem quaisquer recursos financeiros. Hoje porém, como sempre, é considerado por muitos como um compositor brilhante.
Clique aqui no player para uma "palhinha" de sua obra para violão e vocal.
O cara não era fraco não! Escreveu cerca de 600 canções em alemão e outros inúmeras operas e sinfonias. Infelizmente nosso amigo aqui, assim como milhões de músicos, não obteve muita notoriedade na época e tinha que dar um duro danado para sobreviver. Schubert sempre dificuldades de assegurar um emprego fixo, contando as vezes com a ajuda de amigos e a escola de seu Pai.
Parece um pouco com as centenas de histórias que escutamos de músicos, principalmente violonistas não? Ele considerava o violão um ótimo instrumento, pois apesar de ser pianista, reza a lenda que ele dizia que não poderia levar o piano nas costas para as tabernas, onde afogaria suas magoas. Morreu aos 31 anos sem quaisquer recursos financeiros. Hoje porém, como sempre, é considerado por muitos como um compositor brilhante.
Clique aqui no player para uma "palhinha" de sua obra para violão e vocal.
JULIAN BREAM
Um dos músicos mais influentes para o violão clássico, com mais de trinta gravações feitas ao longo da sua carreira é Julian Bream. A importância do seu trabalho está ligada também ao surgimento da interpretação de música antiga historicamente informada: foi o um dos primeiros alaudístas do século vinte. Foi supostamente o primeiro a tocar, ao alaúde, uma suíte completa de Johann Sebastian Bach.
Julian Bream pode ser considerado um continuador da forma de trabalho de Andres Segóvia, com algumas importantes diferenças. Por exemplo, o repertório surgido sob a influência de Bream é de linguagem mais contemporânea do que as preferências neoclássicas dos compositores segovianos.
E eis aqui uma belíssima e inspiradora apresentação a Julian Bream para todos que não o conhecem. Aqui neste vídeo abaixo ele toca Bach Prelúdio número 1.
Julian Bream pode ser considerado um continuador da forma de trabalho de Andres Segóvia, com algumas importantes diferenças. Por exemplo, o repertório surgido sob a influência de Bream é de linguagem mais contemporânea do que as preferências neoclássicas dos compositores segovianos.
E eis aqui uma belíssima e inspiradora apresentação a Julian Bream para todos que não o conhecem. Aqui neste vídeo abaixo ele toca Bach Prelúdio número 1.
JOHN WILLIAMS
John Williams é para mim um modelo de violonista a ser seguido, pois sua serenidade e firmeza na hora de tocar até nos dá a impressão que é muito fácil tocar como ele.
Filho de musico e tendo como amigo da família um dos maiores ícones do violão clássico, Andrés Segovia, John Williams pode se considerar um agraciado. Suas gravações são impecáveis e dignas de reverência por possuir um toque que se mescla o forte e o doce.
O Professor e violonista Hamilton Turibio vem, praticamente da escola de John Williams no qual seu mestre o Professor e violonista Josimar Alves Fonseca sempre se inspirou em busca da técnica tranquila porém firme habilitando o instrumentista a executar sem tensões peças de dificuldade consideráveis tais como: "Asturias, Recuerdos de la Alhambra, La Catedral e outras peças belíssimas.
Certamente este grande violonista é um modelo a ser seguido não importa qual nível o aluno quer atingir pois também se trata de uma estimada figura carismática e amistosa.
Filho de musico e tendo como amigo da família um dos maiores ícones do violão clássico, Andrés Segovia, John Williams pode se considerar um agraciado. Suas gravações são impecáveis e dignas de reverência por possuir um toque que se mescla o forte e o doce.
O Professor e violonista Hamilton Turibio vem, praticamente da escola de John Williams no qual seu mestre o Professor e violonista Josimar Alves Fonseca sempre se inspirou em busca da técnica tranquila porém firme habilitando o instrumentista a executar sem tensões peças de dificuldade consideráveis tais como: "Asturias, Recuerdos de la Alhambra, La Catedral e outras peças belíssimas.
Certamente este grande violonista é um modelo a ser seguido não importa qual nível o aluno quer atingir pois também se trata de uma estimada figura carismática e amistosa.
Aulas de Violão
Nesse Vídeo o Professor Hamilton Turibio, faz uma pequena demonstração, tocando um Tango.
VENHA VOCÊ TAMBÉM APRENDER A TOCAR O INSTRUMENTO MAIS POPULAR DO MUNDO, AGENDE UMA AULA.
Contato: escoladeviolaoht@hotmail.com
Workshop com o Guitarrista do Oficina G3 - Celso Machado
A Empresa H.T. Violões uma das Patrocinadoras Oficiais do Workshop com o Celso Machado.
O endorsado da H.T. Violões, o Músico e Professor - Ayudes Diniz a esquerda, o Professor de Guitarra - Wesley Fiorentine e o Professor de Violão Erudito e Popular - Hamilton Turibio.
(Foto acima)
Hamilton Turibio e Ayudes Diniz
Wesley Fiorentine - Hamilton Turibio - Celso Machado
Ayudes Diniz (Músico e Professor, Endorsado da H.T. Violões)
Assinar:
Postagens (Atom)