#Slideshow1 .slideshow-container { width: 980px; height:380px; margin: 10px auto 10px; padding:0 0 0; border: 10px solid #000;background: #000} .slideshow-container a img{position:absolute;top:0;left:0;width:100%; height:100%}

A ORIGEM DO VIOLÃO

Como será que o termo violão surgiu? Temos a noção que bem antes de Cristo, instrumentos parecidos com o violão, de corda, eram tocados e registrados em imagens e pinturas que mostravam o cotidiano de um povo, mas como será que ele acabou sendo chamado de violão e tocado da forma que vemos hoje? 
Bom, acredita-se que o violão surgiu no Egito há cerca de cinco mil anos. Há também uma hipótese de que ele tenha sua origem na "Cítara Romana" e que chegou à Península Ibérica, no século I, trazida pelos romanos. Outra hipótese é que tenha surgido do "Alaúde Árabe" e tenha sido trazido pelos mouros, que invadiram a Espanha em 711 introduzindo o instrumento na Europa.

Cítara Romana
Em muitos países onde não se fala a língua portuguesa, violão é conhecido como guitarra. Em Portugal, existe a Viola Portuguesa, que é praticamente igual ao violão, só que um pouquinho menor; por isso quando os portugueses conheceram a guitarra espanhola e viram que ela era maior, colocaram o nome de violão. 

Em outros países de língua não portuguesa o nome do Violão é guitarra, como pode se ver em inglês (Guitar), francês (Guitare), alemão (Gitarre), italiano (Chitarra), espanhol (Guitarra).
Aqui no Brasil especificamente quando se fala em guitarra quer se denominar o instrumento elétrico chamado Guitarra Elétrica. Isso ocorre porque os portugueses possuem um instrumento que se assemelha muito ao Violão e que seria atualmente equivalente á nossa “Viola Caipira”.

A Viola portuguesa possui as mesmas formas e características do Violão, sendo apenas pouco menor, portanto, quando os portugueses se depararam com a guitarra (Espanhol), que era igual a sua viola sendo apenas maior, colocaram o nome do instrumento no aumentativo, ou seja, Viola para Violão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário