Um grande compositor para o alaúde, foi John Dowland. Que viveu na época de Shakespeare e experimentou da música melancólica e canções de luto. Essa era sua forma de se expressar e nada se sabe dele além daquilo que está nas suas obras e foram passadas de geração em geração. Temos aqui uma pequena biografia dele, com algumas necessárias informações sobre o grande compositor.
Nascimento:1563
Local de nascimento: Dublin, Irlanda
Morreu: 20 de fevereiro de 1626 em Londres, Inglaterra
Também conhecido como: Dowland era conhecido por sua música melancólica e como compositor de alaúde-canções. Ele chamou a si mesmo Dowland, semper dolens que significa Dowland, sempre de luto.
Tipo de composições: Vocal e música de alaúde.
Trabalho musical: Ele publicou três coletâneas de músicas, escreveu mais de 80 canções e numerosas músicas seculares em alaúde. Uma de suas peças mais famosas é chamada de "Flow My Tears", acima.
Fato interessante: Elizabeth I rejeitou-o como um músico da corte supostamente porque ele era católico.
O filme Despereaux , conta a história de um ratinho cavalheiro da era de Shakespeare, que é diferente dos outros camundongos e além de corajoso deseja se tornar um cavaleiro. Enfim, neste filme vemos os costumes, as vestimentas e até os instrumentos da época, há certa cena do filme em que o rei, entristecido pela perda da mulher, toca a melancólica música do alaúde enquanto sente falta da amada rainha. Neste filme, você pode ver tudo isso e também imaginar um pouco de John Dowland naquela época. Apesar de muita coisa incerta, uma tem sua razão: todas as composições de Dowland tem suas melancolias mas nunca deixam de ser belas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário