#Slideshow1 .slideshow-container { width: 980px; height:380px; margin: 10px auto 10px; padding:0 0 0; border: 10px solid #000;background: #000} .slideshow-container a img{position:absolute;top:0;left:0;width:100%; height:100%}

Joaquín Rodrigo

Joaquin Rodrigo (Sagunto, 1902 - Madrid, 1999) foi um compositor espanhol. Ele perdeu a visão aos três anos por causa de uma difteria, então começou a escreveu tudo em braille, em seguida, ditava a um copista. Estudou composição com Francisco Antich em Valência (1920-1923). Em 1927 ele se mudou para Paris para continuar seus estudos na Ecole Normale de Musique com Paul Dukas (até 1932) e mais tarde, musicologia com Maurice Emmanuel e André Pirro.
Travou amizades com personalidades tão eminentes quanto Manuel de Falla, Ravel ou Honegger. Em 1933 ele se casou com a pianista turca Victoria Kamhi e, após uma estadia na Suíça, se estabeleceu definitivamente em Madrid desde 1940, ganhando o posto de professor de História de Música na Universidade de Madrid.

Naquele mesmo ano ele apresentou o seu Concierto de Aranjuez para violão e orquestra que lhe daria fama. O compositor neste trabalho, mostrou um estilo inconfundível, que ele chamou de "neocasticismo". Em suas composições destaca a preferência pelas formas clássicas e elementos refinados como um elo entre as tradições espanholas das tradições do passado e do presente. Ciente dos movimentos estéticos europeus, não abandonou o seu estilo próprio, que sempre afirmou sua própria personalidade.

Escreveu obras de todas as estruturas formais musicais, em particular o concerto. Suas composições incluíram música para teatro e música vocal, cultivada especialmente (Cântico da mulher, 1934; Quatro madrigais amorosas, 1948), dando à canção uma nova linguagem universal, com obras-primas. Além disso, importantes obras compostas para violino, violoncelo e flauta. No entanto, deve sua fama à sua contribuição para o repertório de violão, dando universalidade à guitarra espanhola como um instrumento de concerto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário