Travou amizades com personalidades tão eminentes quanto Manuel de Falla, Ravel ou Honegger. Em 1933 ele se casou com a pianista turca Victoria Kamhi e, após uma estadia na Suíça, se estabeleceu definitivamente em Madrid desde 1940, ganhando o posto de professor de História de Música na Universidade de Madrid.
Naquele mesmo ano ele apresentou o seu Concierto de Aranjuez para violão e orquestra que lhe daria fama. O compositor neste trabalho, mostrou um estilo inconfundível, que ele chamou de "neocasticismo". Em suas composições destaca a preferência pelas formas clássicas e elementos refinados como um elo entre as tradições espanholas das tradições do passado e do presente. Ciente dos movimentos estéticos europeus, não abandonou o seu estilo próprio, que sempre afirmou sua própria personalidade.
Escreveu obras de todas as estruturas formais musicais, em particular o concerto. Suas composições incluíram música para teatro e música vocal, cultivada especialmente (Cântico da mulher, 1934; Quatro madrigais amorosas, 1948), dando à canção uma nova linguagem universal, com obras-primas. Além disso, importantes obras compostas para violino, violoncelo e flauta. No entanto, deve sua fama à sua contribuição para o repertório de violão, dando universalidade à guitarra espanhola como um instrumento de concerto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário